domingo, 25 de abril de 2010

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS SOCIAIS PARA O APRENDER A LER E A ESCREVER

Este artigo surgiu da necessidade de distinguir alfabetização de letramento, e investigar como ocorrem em turmas tão diversificadas quanto ao nível de letramento. Embora as discussões acerca do termo letramento sejam importantes do ponto de vista da educação, e que alguns autores afirmam tratar-se de um tema amplamente discutido na esfera pedagógica, ancorado nas concepções de Soares (1998, 1999 e 2003) e Tfouni (2004). Discutir sobre letramento de jovens e adultos não é um assunto que tenha se esgotado, pelo contrário, carece de atenção especial por tratar-se de modalidade e como tal não existir política adequada que considere e, principalmente, que viabilize a formação integral desses sujeitos. A discussão apresentada neste artigo visa contribuir na formação de educadores mais reflexivos no sentido que eles compreendam as diversas dimensões que permeiam leitura e a escrita enquanto conjunto de práticas sociais e culturais.
Silva, M. S., Xavier, M. G.
Trabalho apresentado no IV EPEAL 2009.

Um comentário:

  1. Pertinente a discussão dessa temática. Precisamos discutir de forma que os sujeitos excluídos possam ter oportunidades de aprendizagens a partir do seu cotidiano.

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