sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avaliação do curta metragem "O calango"

Atividade proposta pelo Curso de Especialização em Mídias na Educação - CEDU - UFAL


                                                     Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0wAIs19wCic/RmcOF0WWI2I/AAAAAAAAANI/ksMTMXZdAag/s1600-h/calango-o-filme.jpg+calango

O calango!




O filme é muito bom. Foi bem elaborado, tanto o roteiro como: fotografia, cenário, áudio, personagens, linguagem, animação e duração. Todos os requisitos que precisamos para elaboração de um curta metragem.



Em poucos minutos os autores conseguiram discutir os aspectos artísticos, com a apresentação das pinturas em garrafas com areias coloridas; os aspectos culturais, mostrando as aptidões da região; o potencial econômico com o turismo; aspectos educacionais e ecológicos, quando mostra que a praia precisa está com as areias livre de lixo como: coco vazio, tampa de garrafa, plásticos e outros.

                                                     Fonte:  viajeaqui.abril.com.br



Para nós professores, fica grande lição para utilizar na sala de aula. Discutindo esses aspectos com os alunos para estimular o questionamento da realidade, perceber as potencialidades que estão ao seu redor, formar um cidadão crítico e engajado na problemática social.



A surpresa deste filme é o fato de ter sido elaborado por alunos de Brasília, mas retratando as paisagens e problemáticas do nordeste. Pois esse tipo de artesanato apresentado logo no início é típico do nordeste. Quando o artesão molda na garrafinha e aos poucos acontece a transformação no cenário do mesmo. Apenas com areia colorida, o artesão consegue transformar sonho em realidade, cabe a cada leitor/observador fazer a sua escolha.



A cena do calango à procura de comida denuncia a fome que muitos sofrem e pouca oportunidade de sobrevivência digna que nosso povo tem. Contudo, o roteirista consegue transformar o que seria trágico em comédia que é a disputa do calango com o grilo pelo alimento/sobrevivência. Essa aventura de forma bem humorada trás uma crítica quanto a sustentabilidade, seja utilizando o exemplo do calando que sofre para alcançar a presa, seja o exemplo do grilo que sofre fugindo das perseguições do seu devorador. Mesmo longe de seu habitat natural consegue mostrar a modificação do ambiente pelo homem.



O filme deixa explícito que podemos utilizar em sala de aula para refletir sobre as ações do homem em relação ao meio ambiente, a natureza nos proporciona produzir o imaginário, a sensibilidade artística pode transformar o sonho em realidade, que devemos preservar a vida fugindo dos predadores, porém não podemos desiste de correr em busca de nossos sonhos.



 (http://www.youtube.com/watch?v=o9GKdUw5EnI)

Um comentário:

  1. Qual o objetivo do calango??

    Durante sua jornada o calango coloca em risco sua vida.Indentifique-as

    Para consseguir o que quer o calango atrapalha a vida de um outro ser.Indentifique

    Comente sobre o final da curta-metragem "O Calango"

    ResponderExcluir